VEREADORES DE VR VOTAM SOBRE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ENFERMAGEM DO IUNVR
Foto: Gazeta dos Bairros
Os vereadores de Volta Redonda devem votar nesta segunda-feira (02/09) a mensagem do prefeito Antônio Francisco Neto (PP) que solicita autorização para fazer o pagamento do auxílio financeiro sobre o Piso Nacional da Enfermagem, para os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Instituto de Urologia e Nefrologia de Volta Redonda (IUNVR). A votação deverá ser feita em regime de urgência e preferência, na sessão de logo mais, às 18h, no plenário da Câmara Municipal.
Alguns vereadores comemoraram a notícia, ainda na sexta-feira passada (29/08), quando foram informados pelo chefe do Executivo Municipal. Eles afirmaram que o pagamento será importante para que os profissionais consigam uma valorização ao que fazem.
"São profissionais de imenso valor à vida humana. Já não era sem tempo essa valorização. Sou a favor que todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde tenham acesso aos recursos. Meu voto será favorável ao pagamento imediato", disse o vereador José Onofre, o 'Cacau da Padaria' (SOLIDARIEDADE).
Outro que fez questão de reafirmar sua disposição pelo pagamento do Piso Nacional e do auxílio foi o vereador Rodrigo Furtado (PL). "A gente, toda vez que tem um projeto autorizativo para repassar o pagamento aos profissionais da enfermagem, que não estão dentro do âmbito do serviço público de Volta Redonda, fica muito feliz porque é um direito conquistado. Sabedor que esses profissionais perfazem que a lei estabelece do atendimento pelo SUS e apresentou as certidões devidas no instituto, a gente fica muito feliz dos profissionais poderem receber o que lhes é devido," disse o parlamentar.
E complementou. "Agora, eu fico muito triste e muito chateado porque até hoje o prefeito não pagou o piso salarial para os profissionais do ICC (Hospital Santa Cecília), apesar de atender todas as exigências que foram exigidas pela lei, pela resolução, inclusive com o parecer da Receita Federal sobre o caso. Uma decisão judicial, uma medida liminar que foi deferida com relação ao pagamento do piso, para os profissionais, e o município, infelizmente, agravou e segue o recurso da União e está nos cofres públicos rendendo juros. Infelizmente, na sexta-feira o juiz suspendeu o processo até a decisão do julgamento do agravo de instrumento que o município entrou, porque ele não quis pagar o piso que é devido aos enfermeiros profissionais da enfermagem, seja até auxiliar o enfermeiro do ICC, até a deliberação agora do tribunal o processo está suspenso para depois ser sentenciado.
Eu, na qualidade vereador, a gente fiscaliza, a gente pede, que se cumpra a lei, mas o município acaba arrumando meios para poder questionar o repasse dos enfermeiros, mas manda o relatório e recebe o dinheiro nos cofres públicos", criticou Rodrigo.
Já o vereador Sidney Teixeira, o Dinho (PRD), afirmou que "a notícia é ótima e beneficiará muitos profissionais".
- Não podia ter notícia mais importante, no momento, para esses valorosos profissionais. Fico feliz em poder ajudar com meu voto a liberar o auxílio financeiro para este grupo profissional. O prefeito já nos confirmou que tem como compromisso fazer os pagamentos a todos os profissionais, desde que tudo esteja dentro do que determina a legislação vigente - disse Dinho.
Comments