VEREADOR LELA FARÁ ENTREGA DE TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL PARA O 'SAMBA DA JUREMA'
Foto: Arquivo
O vereador Antônio Régio Gonçalves Dias, o Lela (PSD), vai fazer a entrega do titulo que Reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Volta Redonda aos representantes do 'Samba da Jurema'. A titulação, promulgada pela Câmara Municipal há pouco mais de três meses, será feita pelo parlamentar durante o evento dos Juremeiros, no 'Espaco J Charme', em comemoração ao Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20/11), às 11h, no bairro Boa Vista III, em Barra Mansa.
O projeto apresentado por Lela, e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, recebeu veto do prefeito Antônio Francisco Neto (PP). No dia 5 de agosto deste ano, os parlamentares votaram, unanimemente, pela rejeição ao veto do chefe do Executivo Municipal ao projeto, e o documento foi promulgado no dia 9 de agosto, pelo presidente do Legislativo, vereador Edson Quinto (PL).
Samba da Jurema nasceu da necessidade de resolver as questões financeiras da Comunidade Omariô de Jurema, localizada no bairro Santa Clara em Barra Mansa, que igualmente a todas as demais religiões também possuem contas para pagar, como água, luz, manutenção das edificações etc. O evento nasceu para ser uma ação entre amigos, um almoço entre família, onde cada membro da casa convidar seus amigos e assim, ao almoçarem, eles estariam colaborando com fundos que iriam direto para os custos dessas despesas. Na primeira edição, eram esperadas em torno de 60 pessoas, mas apareceram quase 200. Na segunda edição, esperava-se pelo dobro e apareceram quase 800 pessoas. A entrega para quem frequenta é somente alegria, regada a boa comida e samba de raiz de altíssima qualidade.
O vereador Lela ressaltou sobre as características exclusivas que se sobressaem nos eventos do grupo. "O Samba da Jurema é um evento que entrega entretenimento cultural que qualquer outro evento promete, com a diferença que é feito exclusivamente por voluntários, e tem 100% da renda revertida para a comunidade. Talvez esta seja a grande diferença: ele é feito com muito amor.", relatou o parlamentar.
Comments