TRANSPORTE COLETIVO SERÁ GRATUITO NO DOMINGO DE ELEIÇÕES
- Osmar Neves Souza
- 4 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Foto: Arquivo

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), informa que, em atendimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral), o transporte coletivo de ônibus será gratuito no domingo, dia 6 de outubro, por conta do primeiro turno das Eleições Municipais. O objetivo é garantir que todo o eleitorado participe do pleito, independentemente de condição econômica ou localização momentânea.
Quem comemorou a liberação dos ônibus para transportar os eleitores foi o vereador e candidato à reeleição Rodrigo Furtado (PL). O parlamentar e autor da lei municipal n° 6.112/2022, garantindo a gratuidade no transporte coletivo, no dia da eleição.
Ele justificou a legislação ao que chamou de elevado índice de abstenção nas eleições, associado à crise econômica e à pobreza, o que impacta no direito do voto dos mais vulneráveis. "Por isso se faz necessário o transporte gratuito e universal nos dias de votação obrigatória", afirmou Rodrigo Furtado.
E acrescentou. "Cabe ressaltar que quando se deixa de votar não gera somente multa, mas fica com pendência na justiça eleitoral, o que pode até mesmo deixar de conseguir trabalho ou tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, etc.", reafirmou.
De acordo com a STMU, as empresas concessionárias das linhas municipais vão operar com horários praticados em dias úteis. O custeio da tarifa será feito pelo governo municipal, e os usuários do transporte público embarcarão pelas roletas sem necessidade de uso de cartão de embarque.
“Não será preciso colocar o cartão de embarque no validador. As empresas já estão informadas e os motoristas vão orientar os usuários dos ônibus durante o domingo”, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, acrescentando que o custeio será pago por quilometragem produzida, com base no cálculo tarifário vigente.
Comentários