NEGOCIAÇÃO ENTRE SEPE-BM E GOVERNO MUNICIPAL TEM NOVA RODADA
- Osmar Neves Souza
- 28 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Foto: Divulgação/Rede Social

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drabre (União Brasil) chamou o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-BM) para mais uma rodada de negociações, na tentativa de por fim à greve dos professores, iniciada na terça-feira passada (22/08). O convite é para às 9 horas desta terça-feira (29/08), no Centro Administrativo Luiz Amaral, e se deu após reunião que aconteceu na segunda-feira (28/08), na cidade do Rio de Janeiro, na sede do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Econômicas (Dieese) com representantes da prefeitura e do Sepe-BM.
A causa da greve foi a aprovação da Lei enviada pelo prefeito à Câmara de Vereadores, que retirou 75% do adicional de magistério e congela literalmente o salário mínimo e o piso nacional.
A reunião foi marcada após acordo entre Drable e os sindicalistas, que aceitaram sentar e analisar, juntos, os documentos produzidos pelo governo acerca do impacto financeiro que o município sofreria caso fosse mantido o adicional de magistério de 95% pago aos professores mais o piso nacional da categoria, uma determinação judicial para cumprimento da lei 11.738/2008. Representaram o governo municipal o secretário de Educação, Marcos Barros, o secretário de finanças, Leonardo Ramos e o procurador César Catapreta.
Carlos Roberto de Almeida, o Betto, diretor do Sepe-BM, afirma que a reunião não foi proveitosa. “Os representantes do governo não apresentaram todas as exigências requeridas pelo DIEESE, o que deixou a nossa reunião pouco producente e com término inconclusivo. Aguardamos por mais diálogo e buscamos com ele ter um fechamento definitivo que nos submeteu a uma greve de tempo indeterminado. Mantemos nossa agenda de luta”, reclamou.
Ao ser questionado sobre o caso, Marcos Barros não pôde dar entrevista, em função de estar em sala de aula. Mas fez questão de desmentir o sindicalistas. ”É mentira!”, resumiu o secretário de Educação, salientando que mais detalhes só depois da reunião de amanhã com o prefeito e o Sepe-BM. “Aguardamos ansiosos para que desta vez propostas satisfatórias possam ser apresentadas para levar para a categoria na assembleia”, emendou Betto.
Комментарии