MORADORES RECLAMAM DE DEMOLIÇÃO DE COBERTURA DA MINA D'ÁGUA DA PEDREIRA VOLDAC
Ação foi feita por servidores públicos municipais lotados na Coordenadoria de Defesa Civil para adequar área a suposto projeto da SMDET-VR
Fotos: Divulgação
Os frequentadores da mina d'água localizada nas proximidades da Pedreira Voldac, na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro São João Batista, em Volta Redonda, foram surpreendidos na manhã de segunda-feira (29/10), com a demolição do abrigo e da cobertura do local, que protegiam da chuva e do sol. A ação, segundo o vereador Renan Cury (PP), foi feita por servidores públicos municipais da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), comandada por Rubens Siqueira, para adequar área visando a implantação de um projeto para a área, que vem sendo preparado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo (SMDET), comandada pelo engenheiro e professor Sérgio Sodré.
A área era utilizada por moradores dos bairros Voldac, São João Batista, Jardim Caroline, Vila Dr. Arnaldo Barreira Cravo, Pinto da Serra, São Luiz, Dom Bosco, Santo Agostinho, Volta Grande, entre outras comunidades, para retirar água natural potável e de qualidade. De acordo com o morador do bairro Voldac, e coordenador do Movimento Ética na Política (MEP-VR), José Maria da Silva, o Zezinho, um grupo de moradores e frequentadores do local estiveram na sede da instituição para expor a situação e pedir auxílio. "Na tarde de terça-feira, o MEP-VR recebeu de alguns moradores e de pessoas que coletam água na 'mina d'água' da Voldac, fotos da derrubada da cobertura da mina, histórica no local. A equipe socioambiental do Movimento, lamentou o fato, e pretende dialogar com o Poder Público sobre a ação, e se tem projeto para o local. As associações de moradores dos bairros Voldac e Pinto da Serra já receberam as fotos. A cobertura da mina, a terceira da história (de mais 40 anos), foi construída pelos moradores. As duas primeiras coberturas, devido ao assoreamento do córrego, desabaram", comentou.
Outro a lamentar a forma como foi conduzida a situação foi o vereador Renan Cury que, por mensagem por aplicativo de áudio, explicou que também recebeu reclamações sobre o caso e resolveu fazer uma consulta. "Fui questionado sobre a ação e resolvi buscar informações. Antes de tudo, reforço a tese de que não precisava demolir a cobertura da mina d'água, mas a Defesa Civil garantiu que não afetou a coleta de água no local. Tenho a informação de que a área receberá um projeto da SMDET, conseguido para transformar aquela localidade em área frequentável, sem riscos", revelou Renan.
A reportagem encaminhou para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Volta Redonda uma solicitação de informações sobre quais seriam os projetos que estariam sendo direcionados para a área, mas até o fechamento desta reportagem, não houve retorno com os dados solicitados. Continuaremos aguardando o retorno para atualizar a reportagem.
Comentários