DIRETORIA DA AAPVR LAMENTA MORTE DE UBIRAJARA VAZ
Presidente da maior entidade do gênero, na América Latina, estava internado no Hospital Unimed
Foto: Divulgação
A diretoria e colaboradores da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda lamentaram o falecimento do presidente da instituição, Ubirajara de Oliveira Vaz, ocorrido no início da manhã desta terça-feira (17/12), no Hospital Unimed, em Volta Redonda, onde havia sido submetido a uma cirurgia. O corpo de Bira está sendo velado até 13 horas, na sede da AAPVR, na Rua 35, n° 112, na Vila Santa Cecília, e o sepultamento acontecerá às 16 horas, no Portal da Saudade, no Jardim Belvedere.
Bira, como era carinhosamente conhecido, tinha 84 anos e deixa viúva, Dona Irene, e filhos Eduardo e Aline e duas netas.
Presidente da AAPVR desde 1994, Ubirajara Vaz foi o grande responsável por transformar a AAPVR na maior Associação do gênero na América Latina, pegando a entidade com caixa de R$ 54 mil e a levando a um patrimônio de milhões, com sede própria em Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio de Janeiro e atendimento também em Pinheiral, com dezenas de serviços prestados aos associados e comunidade em geral. Somente na parte da Saúde, a AAPVR realiza cerca de sete mil consultas mensais.
Com o falecimento de Ubirajara, assume a presidência da AAPVR o vice-presidente, José Lúcio da Silva.
GRANDIOSIDADE - Natural da cidade de Cambuci, na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, o engenheiro metalúrgico Ubirajara de Oliveira Vaz fez carreira na Companhia Siderúrgica Nacional, onde entrou ainda muito jovem, como mensageiro. Aposentado, foi vice-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, na administração de João Pinheiro, e, em 1994, assumiu a presidência, sendo reeleito, sempre em eleições diretas, para vários mandatos.
- Ubirajara é exemplo de administrador, que todos deveriam seguir. É o principal responsável pelo imenso crescimento da nossa Associação e pelo grande respeito que ela adquiriu nacionalmente. Assumiu quando a AAPVR era bem pequena e a deixa com dezenas de serviços prestados aos associados e população em geral, ajudando muito a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas – afirma o vice-presidente José Lúcio, o J. Lúcio.
A afirmação de que a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda se tornara a maior da categoria na América Latina foi feita há muitos anos, em Brasília, pelo senador Paulo Paim (PT/RS), conhecido por seus projetos em favor dos aposentados e pensionistas. A AAPVR ficou também conhecida pelos políticos por sua intensa participação no movimento dos aposentados, em manifestações e atos públicos em vários estados brasileiros.
- Com Bira, a AAPVR virou uma potência – afirma a presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro, Yedda Gaspar. “Ele sempre apoiou muito o nosso movimento. Partiram da associação de Volta Redonda os cálculos sobre a defasagem do salário dos aposentados em relação ao salário mínimo e o projeto que culminou com a CPI da Previdência, que provou que ela não era deficitária. Estou muito triste com a sua morte”.
Tendo sido eleito presidente pela primeira vez para uma entidade que possuía apenas um prédio, na Rua 35, pouquíssimos funcionários e pouco dinheiro em caixa, Ubirajara Vaz, com o passar dos anos, transformou a AAPVR, oferecendo os mais diversos serviço à população e administrando uma Instituição de Longa Permanência, a ILPI João Miguel da Silva, antigo Asilo Dom Bosco.
Em Volta Redonda, além de ampliar a sede, com anexo e um grande salão de bailes, construiu a Unidade Aterrado, antigo Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, que passou a concentrar todos os serviços assistenciais e de Saúde que a entidade oferece. No local, onde circulam cerca de mil pessoas diariamente, funcionam vários cursos, artesanato, palestras, o Coral Alvorada, academia de ginástica, pilates e outros.
Além de Volta Redonda, Ubirajara Vaz expandiu o atendimento da AAPVR para outros municípios, adquiriu um grande terreno e instalou uma moderna sede campestre, com pesque e pague, piscinas, parque infantil, campos de futebol e restaurante, no município de Pinheiral.
- O atendimento na Saúde, feito pela Associação dos Aposentados, com cerca de sete mil consultas mensais, auxilia muito à administração municipal, que teria de absorver todo esse atendimento, se não existisse.
A afirmação é do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PP), que sempre reconheceu o trabalho realizado por Ubirajara Vaz à frente da AAPVR. Em Barra do Piraí, além das consultas médicas, a associação oferece serviços de lazer e de ginástica. Em Pinheiral, também funciona um posto avançado de saúde e seus moradores não precisam ir a Volta Redonda para se consultar nas especialidade de Clínica Geral, Neurologia, Geriatria, Cardiologia e Gastroenterologia.
- Bira sempre afirmava que o segredo do sucesso é se gastar menos do que se arrecada e foi colocando isso em prática, com a escolha criteriosa dos seus colaboradores, que conseguiu todo esse crescimento para a nossa Associação. O seu exemplo, com certeza, serve para que toda a diretoria continue trabalhando muito para a continuidade de sua grande obra – conclui o diretor de Comunicação e Marketing, Sérgio Luiz Pereira dos Santos.
PERSONALIDADES - Pelas redes sociais, alguns dos políticos da região comentaram sobre a figura pública de Ubirajara Vaz. O vereador reeleito, Rodrigo Furtado (PL), disse estar profundamente consternado com o ocorrido. "É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Ubirajara de Oliveira Vaz. Ele dedicou sua vida à causa dos aposentados e pensionistas, transformando a AAPVR em um exemplo nacional, com projetos que impactaram positivamente a vida de milhares de pessoas. Sua gestão de mais de 30 anos deixa um legado inigualável de trabalho e conquistas. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade à sua esposa, Dona Irene, aos filhos Eduardo e Aline, às netas, e a todos os colaboradores da AAPVR. Que Deus conforte seus corações", concluiu Rodrigo.
Quem também usou a rede social foi o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa. "Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Ubirajara de Oliveira Vaz, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, um líder incansável e dedicado à luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas da região. Ubirajara contribuiu significativamente para melhorar as condições de vida de milhares de pessoas, incluindo os moradores de Pinheiral, por meio de parcerias que trouxeram importantes serviços para a nossa cidade. Sua atuação foi fundamental para estreitar laços e promover avanços que beneficiarão gerações futuras.
Manifesto minha solidariedade à família, aos amigos e a todos os membros da AAPVR. Que seu legado de trabalho e dedicação seja sempre lembrado com respeito e gratidão.", disse.
A diretora administrativa do Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR) e futura secretaria de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, lembrou em sua rede social, que a dedicação, liderança e coração de Ubirajara transformaram vidas na Associação de Aposentados. "Você nos inspirou por sua visão, trabalho e amizade. Sua memória viverá conosco. Obrigada por me dar a oportunidade de crescer ao seu lado como diretora da saúde. Sua sabedoria e bondade foram fundamentais. Descanse em paz,querido Bira. Você será eternamente lembrado em meu coração.", disse Márcia.
Comments